terça-feira, 27 de setembro de 2011

Relato do projeto “Vida valores e cidadania”

Atividade  3.4

    O projeto “Vida valores e cidadania” com duração de duas semanas teve início no dia 20.09.20011 com a apresentação do mesmo para a turma de 1º ano. Em seguida foi colocado o filme com o tema Franklin e o globo quebrado, logo após foi desenvolvido uma roda de conversa sobre o mesmo onde cada aluno pode expor sua compreensão, idéias e opiniões do mesmo chegando a relacioná-lo a sua vida cotidiana. Para fechar a discussão a professora falou o objetivo do filme que era justamente que os alunos percebessem a importância de falar a verdade pelos nossos atos, desenvolvendo ações que nos levem a sentir paz conosco e com os outros também e pontos que os próprios alunos frisaram ao longo da discussão. Para continuar foi entregue fichas de quatro cores diferentes, para a formação de grupos para o desenvolvimento de atividades onde cada cor deveria formar grupos para o desenvolvimento de diferentes tarefas. O grupo preto deveria pesquisar na internet o significado de intranqüilo, amigo e sentimento, já o grupo branco um trabalho de recorte e colagem com palavras e figuras que transmitiam paz para eles, enquanto que o grupo amarelo tinha por tarefa fazer um desenho relacionado ao filme assistido, enquanto que o grupo amarelo deveria decifra um enigma para formar uma frase relacionada ao tema paz, cada grupo deveria apresentar o seu trabalho aos outros e após as apresentações a professora fez o comentário sobre os trabalhos apresentados. Também foi desenvolvido um passeio com as turmas de 2º ano que tinha por objetivo, além de trabalhar o dia da árvore, perceber o cuidado que devemos ter com o meio ambiente para que tenhamos uma vida saudável, como também conhecer a variedade de plantas presentes em nossa cidade. Os alunos deveriam observar a nossa vegetação e o estado em que se encontra o rio Bodó. Ao retornar a sala de aula a turma teve uma conversa informal sobre as plantas que viram ao longo do passeio e sobre a situação do rio visitado onde os mesmos comentaram o quanto ele se encontrava poluído. Depois a professora sugeriu que cada um procurasse desenhar a variedade de plantas que conseguiram observar e em seguida colocar os trabalhos no varal e fez uma explanação sobre a importância das plantas para os seres vivos. E foi formado grupos para pesquisar o nome de árvores brasileiras, responder questionamentos sobre a observação do rio Bodó, e trabalhar um pequeno texto e nela a parte que fala sobre o direito da planta e montar cartazes para expor na sala.

Resumo do filme Franklin e o globo quebrado.

    Franklin e verso quebraram o globo de sala de aula, mas o amigo deles Goose foi quem levou a culpa por ser meio desajeitado, com o passar do tempo Franklin e verso se sentindo triste e envergonhado contou a verdade. Os mesmos foram desculpados por Goose e pelo professor aprendendo a lição de não culpar ninguém dos seus erros.

O TESTAMENTO DA ÁRVORE

Um dia estava a andar
pelo bosque encantado
E dei de cara com um árvore
Que estava a lamentas
A árvore dizia:

“Hoje vou escrever
os direitos que devo ter.
Depois irei ler
para todos saber!”

E a árvore começou...
“Toda árvore tem direito de
- Crescer;
- Ser tratada com muito carinho e amor;
- Ser regada diariamente;
- Ser protegida contra as queimadas e o desmatamento;

Se tudo isso foi cumprido
Eu darei a vocês por muito tempo,
Bons frutos, sombra e o mais puro ar.


Nome:__________________________________________________________
ATIVIDADE

DESCUBRA A MENSAGEM ABAIXO:

A 1 H 8 O 15 V 22
B 2 I 9 P 16 W 23
C 3 J 10 Q 17 X 24
D 4 K 11 R 18 Y 25
E 5 L 12 S 19 Z 26
F 6 M 13 T 20
G 7 N 14 V 21


__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
19 15 1 16 1 26 18 5 19 15 12 22 5 18 1

__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
15 19 16 18 15 2 12 5 13 1 19 4 15

__ __ __ __ __
13 21 14 4 15



PARA ESTAR EM PAZ, É PRESCISO...

AJUDAR OS OUTROS

TER MAIS QUE OS OUTROS

GRITAR PARA SER NOTADO

SER ATENCIOSO COM OS OUTROS

MENTIR








Nenhum comentário:

Postar um comentário