sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quem sou eu como professor e aprendiz


A Escola diante deste novo panorama da sociedade.
Na sociedade atual que tantas pessoas aprende várias coisas ao mesmo tempo, as tecnologias da informação criam novas maneiras de desenvolver socialmente o conhecimento, portanto  exigem formas novas e mais eficazes de alfabetização onde a escola não tem como descartar esta necessidade, tendo em vista um conhecimento de qualidade, repensando o seu papel no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem na qual a informação do conhecimento se torna bem mais acessível dos saberes, a produção e o acesso ao conhecimento.
Aos poucos os professores e gestores vêm se aperfeiçoando para melhor utilizarem as tecnologias com seus alunos e no seu cotidiano, com a compreensão de que a escola nos dias atuais já não é a primeira, nem a principal fonte do conhecimento para os alunos e que muitas informações importantes para o aprendizado dos mesmos podem ser encontradas em outros lugares que não seja na instituição escolar, o processo de ensino aprendizagem deve ser cada vez mais dinâmico visando um maior e melhor desenvolvimento com o objetivo de desenvolver novos métodos de aprender e se relacionar com esta aprendizagem de forma segura.
Diante deste novo panorama tecnológico em que as informações surgem com tanta rapidez e ao mesmo tempo a aprendizagem aponta fracassos segundo as estatísticas educacionais nos levando a repensar o nosso fazer pedagógico.
            Para alcançar e vencer estes novos desafios na busca da superação deste fracasso, tão notário a escola ainda demonstra muitas dificuldades, pois a mesma busca se adequar a esta nova realidade, enquanto a sociedade lá fora já demonstra terem acesso a esses conhecimentos tecnológicos, embora que de forma não sistematizada apresentando dificuldades de interpretá-las corretamente. A escola deve buscar a superação dessas dificuldades visando o desenvolvimento de uma educação de qualidade, valorizando cada um dentro da sua realidade, visando um melhor resultado, não apenas para as estatísticas mais principalmente em formar cidadãos pensantes, conscientes e críticos, tendo em vista o mundo globalizado e a sua importância.
            O professor tem um novo desafio pela frente que é o de desaprender para aprender e assim caminhar na perspectiva de um mundo melhor desenvolvimento na aprendizagem atribuindo as novas tecnologias com uma grande ferramenta de trabalho, com a visão de que estas novas tecnologias devem ser compreendidas como uma fonte de conhecimento necessária na vida cotidiana de cada membro da sociedade na qual o educador busca desenvolver no educando a formação de bem ser atuante na sociedade. É de fundamental importância que o professor procurasse cada vez mais se capacitar em busca de novos conhecimentos e práticas atuais que devem o educando a desenvolver a sua aprendizagem de forma que garanta um real conhecimento que os dê segurança ao desenvolverem suas habilidades e competência ao que se refere à aquisição, interpretação, análise e compreensão da informação, e não apenas o levar a desenvolver atividades repetitivas que não leva a desenvolver as habilidades de pensar e de agir, que o mercado de trabalho exige nos dias atuais. No entanto não podemos esquecer que o principal objetivo da escola não deve ser a formação dos educando para o mercado de trabalho, mas principalmente para a vida. E é a partir deste ponto de vista que o professor se portar como um eterno aprendiz, tendo a certeza de que o ensinar e o aprender andam sempre juntos.
            Hoje compreende-se que alfabetizar vai além da codificação e decodificação, onde o aluno alfabetizado deve ser um aluno letrado, desenvolvendo práticas sociais de leitura e escrita. Com esta visão o professor demonstra o interesse em oportunizar uma educação de qualidade na qual o aluno passa a ter mais segurança e interesse e compreensão do mundo e seus avanços, os transformando cidadãos que demonstram domínio e segurança das novas técnicas de conhecimento.

Professora: Maria Laudelita Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário