terça-feira, 30 de agosto de 2011

Hipertexto


ATIVIDADE 2-3_LAUDELITA

            Com o surgimento das novas tecnologias, o nosso vocabulário também foi bastante ampliado, com o uso de palavras novas que nós utilizamos em estarmos em contato com as novas ferramentas de trabalho. Entre elas destaco o “hipertexto” esta em especial geralmente ouvimos ao lidarmos com a internet, mais às vezes surge à indagação: O que é hipertexto? Com base na fala de Lemos (2002 pag. 130 apud Aquino, online). Os hipertextos sejam online ou off-line são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma aba com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe o seu percurso pelos links. Percebemos então que hipertexto pode ser visto como uma leitura diferenciada na qual temos acesso a diferentes informações combinadas com som e imagem na qual se pode utilizar de links cujo os mesmo são pré-determinado por um autor, não permitindo a inclusão de novos links.
            Apesar desta definição de hipertexto está voltada para a internet ao longo da história encontram-se exemplos de escrita hipertextual como o caso de Leonardo da Vinte na idade media, onde segundo (Aquino, online pag. 4) Leonardo anotava nas margens da página de seus escritos. Nos séculos XVI e XVII aviam as chamadas “marginálias”, ou seja, anotações feitas à mão nas margens dos livros impressos da época. Em forma de índices pessoais, citações de texto e remissões a outras partes ou outros textos, as marginálias eram transpostas para um caderno de “lugares comuns” para posteriores consultas. Compreendemos que já se vem trabalhando de forma hipertextual há muito tempo atrás, bem antes que o acesso a internet. Que esta forma de trabalho era e se analisarmos melhor ainda são muito importante na facilitação para os leitores fazerem pesquisas ou eventuais consultas quanto ao tema em estudo.
            O hipertexto pode ser visto como mais uma alternativa de trabalho, em busca de provocar a aprendizagem no educando visando desenvolver uma formação de leitores, pesquisadores, críticos e conscientes do seu papel na sociedade, passando a partir daí desenvolver uma sociedade culta e capaze de atuarem com propriedade e total autonomia. Com isso a incorporação do hipertexto nas atividades será visto como mais uma possibilidade de interação do alunado com temas em estudo de uma maneira que os mesmos interajam com as informações mais rápidas, os levando a irem além da leitura convencional. A vemos então como uma opção a mais, nas estratégias de trabalho em busca de um educação de qualidade que a nossa sociedade tanto almeja e merece.

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